top of page

Jerônimo Rodrigues lança programa de atendimento à saúde de estudantes e professores estaduais.


ree

O programa Saúde Mais Perto nas Escolas foi lançado, nesta segunda-feira (20) - Dia Mundial da Saúde Bucal, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida San Martin, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, participaram do dia de atividades da ação, que é realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab). O objetivo do programa, que vai percorrer diferentes regiões da Bahia, é ampliar a oferta e o acesso das comunidades escolares à saúde bucal e oftalmológica.


Jerônimo destacou que o Governo do Estado compreende a importância de oferecer aos estudantes baianos suporte em todas as áreas. “Uma educação integral diz respeito ao tempo do estudante na escola e também às condições de conteúdo e de cuidados, que vão desde ao meio ambiente, às relações interpessoais, à cultura, à arte e também aos cuidados com a saúde. Hoje iniciando aqui esta iniciativa de atenção à saúde bucal, mas em breve vamos anunciar também a iniciativa de atenção à visão, que também integra o Saúde Mais Perto nas Escolas ”, detalhou o governador.


As carretas de odontologia do programa são equipadas como um consultório e nelas podem ser realizados procedimentos de restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva, entre outros. O consultório itinerante comporta até dez dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem em estruturas instaladas na parte externa com acolhimento e identificação de prioridades. A previsão é que o equipamento circule, inicialmente em escolas de Salvador e depois ofereça o serviço em 136 cidades do interior, com perspectiva de atender cerca de 65 mil estudantes.


Conforme a programação de atendimento, cerca de 120 pacientes podem ser atendidos por dia em cada carreta. Samara Ramos, aluna do 3° ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, garantiu seu atendimento com a dentista Juliana Moraes, na manhã desta segunda-feira (20). “Eu achei inovador para os colégios, para as pessoas que não têm condições de fazer tratamento. Eu vim fazer a limpeza bucal aqui hoje, aproveitando que o colégio está proporcionando isso, através do Governo do Estado. Fazia tempo que buscava esse atendimento”, relatou a estudante.


Em Salvador - Ação de 20 a 31/03


• Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em San Martin – carreta de atendimento estacionada na frente da unidade escolar


Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Natalia Vinhais, Rubem Dario, Bento Gonçalves, Dom Avelar Brandão Vilela e 2 de Julho.


• Colégio de Aplicação Anísio Teixeira, em São Marcos - carreta de atendimento ficará no estacionamento do Instituto Anísio Teixeira (IAT)


Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Vale dos Lagos, Davi Mendes, Armandina Marques e Maria de Lourdes Parada Franch


• Colégio Estadual Dalva Matos, no Lobato - carreta de atendimento ficará na frente da unidade escolar


Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Dr. Ailton Pinto de Andrade, Raymundo Matta e da Polícia Militar - CPM Lobato



No interior


• Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina, em Wagner (até 23/3)


• Colégio Estadual Cecentino Pereira Maia, em Filadélfia (até 25/3)


• Colégio Estadual Bento Alves das Neves, em São Desidério (até 23/03)


•Colégio Estadual Professora Irene de Souza Araújo, em Remanso (até 25/03)


Repórter: Laís Nascimento/GOVBA


Fotos: Rafael Martins/GOVBA

 
 
 

Comentários


bottom of page