top of page

Imposto de Renda: Dicas para não perder o prazo e saber o que declarar.

Com o prazo do IRPF batendo à porta, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto.
ree

O Imposto de Renda é uma das obrigações fiscais mais importantes do cidadão brasileiro. Todos os anos, é preciso declarar as receitas e despesas à Receita Federal, indicando os valores recebidos e quanto foi pago em impostos, além de outras informações relevantes. Muitas pessoas ainda ficam confusas na hora de fazer a declaração e, consequentemente, podem perder o prazo ou cometer erros que geram multas e outras penalidades.


O prazo para declaração do Imposto de renda 2023 está acabando, para te ajudar a cumprir com as obrigações fiscais, Valdemir Silva, Contador e Pós-Graduando em Direito Tributário, elenca 4 estratégias nessa reta final para não perder o prazo e não correr o risco de cair na malha fina.


1 – Separe todos os documentos pessoais como (CPF, RG, título de eleitor, etc);

Informes dos rendimentos do empregador em caso de vínculo empregatício;

Comprovante de rendimento do banco comercial;

Comprovante de rendimento proveniente da corretora em caso de investimentos no Brasil ou exterior;

Comprovantes de despesas que podem ser abatidas (médicas, escolares, entre outras);

Informações do dependente;

Comprovantes de bens (imóvel, carro, entre outros).


2 – Separe as documentações dos dependentes, um dos maiores erros na declaração para quem tem filhos é esquecer de colocar corretamente todos os seus dependentes. Isso acontece porque alguns contribuintes acreditam que os rendimentos e despesas de seus dependentes não precisam ser declarados.


3- Saiba os valores de seus patrimônios e tire um informe de rendimento de todas as suas contas bancarias, isso é muito importante, pois os bancos declaram para o governo movimentações como investimentos e rendimentos bancários oriundos de valores em conta poupança e corrente.


4- dica é faça seu imposto de renda com um contador, esse é o caminho mais prudente para que você envie para o governo as informações mais precisas possíveis e com o máximo de segurança para que você não venha cair na malha fina.

Vale ressaltar que esse ano houve algumas mudanças no método de pagamento da restituição e no envio da declaração, contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar pelo Pix como forma de pagamento da restituição terá prioridade nos lotes de pagamento. Essas mudanças vinheram para garantir que os erros de preenchimento dos dados diminuam, mas apenas chaves de CPF serão aceitas, informa Valdemir silva.


 
 
 

Comentários


bottom of page